"Dons e Reinos de dominação de Juturna são o fogo, a água, o destino, a adivinhação, a proteção e o equilíbrio. Seus símbolos são fogo, água e fontes.
Durante o festival de Vulcano (o deus do fogo e da forja), Romanos sabiamente invocavam Juturna, a Deusa da fonte, para manter o fogo de danificar a terra ou casas. Em outro nível, podemos recorrer dela para apagar incêndios emocionais que ficaram fora de controle.
Historicamente, Vulcanalia era um momento de divinação usando a fumaça do incenso (então apagar o fogo com água de Juturna).
Escolha o seu incenso para que coincida com a sua pergunta: rosa ou jasmim para o amor, hortelã para prosperidade, baunilha para a saúde, ou use o que a sua intuição pedir. A fumaça pode responder, criando uma imagem simbólica ou movendo em uma direção particular. Movimento em direção a sua esquerda é negativo, à direita é positivo e a fumaça circulando a vara de incenso, reflete fortunas misturados ou destinos incertos.
Quando você terminar a vidência da fumaça coloque o incenso para fora do ambiente, apagando-o na água de Juturna (água da fonte), depois misture de cinzas com a água. Isto simboliza o equilíbrio entre o fogo e a água.

Medite na proteção de energias de Juturna, equilíbrio, se possível beba água da fonte se concentrando nesta conexão sagrada com Juturna e sussurre seu nome pouco antes da água encontrar seus lábios para invocar a sua presença."
(Patricia Telesco, "Deusa 365: um guia diário para a magia e inspiração da deusa".)
De acordo com a Wikipedia, "Juturna era uma deusa de fontes, poços e nascentes. Ela era uma irmã de Turno e apoiou-o contra Enéias, dando-lhe a espada depois que ele deixou cair no campo de batalha, bem como levá-lo para longe da batalha quando parecia que iria ser morto. Ela também foi a mãe de Fontus por Janus.
Júpiter transformou-a em uma ninfa da água e deu-lhe um bem sagrado em Lavinium, Lácio, bem como um outro, perto do templo de Vesta no Forum Romanum. A piscina ao lado do segundo poço foi chamado Lacus Juturnae. Juturna teve um caso com Júpiter, mas o segredo foi traído por outra ninfa, Larunda, a quem Júpiter golpeado com mudez como castigo ".
O festival de Juturna foi comemorado em 11 de janeiro, o mesmo dia em que começa Carmentalia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário